O seu computador diminuiu a velocidade? Demora uma eternidade para abrir um arquivo. Você acha que seu computador está prestes a falhar? Tenha consciência de que provavelmente só precisa de uma pequena manutenção suave. O que é manutenção suave? Pense no seu veículo por um momento. Não ficou lento? Não vai acelerar como costumava? Está usando mais combustível do que o normal? Não tenho a certeza de ter conhecido alguém que não tenha experimentado isso. Qual é a cura mais comum para o veículo? Um ajuste certo? O mesmo vale para o computador.
As falhas de hardware geralmente são bastante óbvias. Há um ruído estranho, um sistema total quebrado, tela em branco e / ou mensagens de erro. Obter lenta geralmente é por motivos diferentes do hardware. E a maioria pode ser corrigida usando o software que acompanha a máquina. Alguns sistemas informáticos vêm com sistema operacional que são mais autoajustáveis do que outros. O sistema operacional Linux Linux é baseado em UNIX, o sistema operacional da internet. Este é um sistema operacional muito auto-suficiente e auto-sustentável. Ele verifica automaticamente arquivos quebrados e os atualiza a partir de cópias mestres que mantém em um local protegido no disco rígido.
O Apple Macintosh OS também é baseado em UNIX e praticamente sem problemas. Toda vez que o sistema é ligado, todo o software é verificado e corrigido conforme necessário.
O sistema operacional mais popular do mundo é Windows da Microsoft em todas as suas encarnações. Do Windows 95 ao XP existem processos que precisam ser invocados manualmente. Ao contrário dos sistemas operacionais baseados em UNIX, apenas alguns arquivos seletos estão prontamente disponíveis para correção automática. Os outros existem apenas no disco de instalação original. Modos de operação especiais previstos para a reconstituição do sistema operacional. Esta é a coisa difícil. O tipo de coisa que você precisaria de um técnico, a menos que você esteja muito familiarizado com o Windows.
O hardware do computador é apenas um dispositivo eletrônico. Sem software é apenas Silicon, motores elétricos e conectores. O software é as instruções que dizem ao hardware o que fazer. No nível mais baixo é o DOS, o sistema operacional do disco. Este software cuida do "arrumação". Ele controla as funções matemáticas da CPU, o acesso ao disco é o movimento físico necessário para colocar a cabeça de reprodução na posição certa para ler os dados magneticamente do disco. Ele gerencia o uso de memória e acesso ou interface com dispositivos periféricos como modems, placas de som, portas de conexão de alta velocidade, etc. Tudo isso está muito distante do que você vê na tela e ocorre sem interação de você. O seu pedido para um arquivo é apenas que o DOS ou o sistema operacional fazem todos os trabalhos de segurança. O sistema operacional como o Windows é muitas vezes referido como um programa de baixo nível.
Os programas que tornam o computador realmente útil são executados acima e dependem do SO. Os programas de usuário usam o sistema operacional para acessar os recursos do computador. O seu programa de player Mp3 é fácil de escolher a melodia que você deseja tocar, basta clicar nele. O programa Mp3 pede ao SO para buscar o arquivo de música. O sistema operacional recupera o arquivo e o coloca na memória e informa o programa Mp3 onde está. Você clica em reproduzir o player Mp3, depois interpreta os dados e solicita o uso da placa de som através do sistema operacional e a música é reproduzida para sua diversão.
O sistema operacional gasta mais tempo acessando arquivos do que qualquer outra coisa. À medida que o disco é preenchido e os arquivos são excluídos e gravados, o sistema operacional pode não ser capaz de colocar um arquivo em um só lugar. O termo para gravar um arquivo para que todos os dados sejam seguidos é chamado contíguo. Muitas vezes o sistema operacional irá dividir um arquivo e colocar pedaços dele em vários lugares no disco e criar uma lista de onde e em que ordem eles são armazenados. Se os arquivos são gravados contiguos, eles podem ser recuperados com um único movimento da cabeça de reprodução no disco rígido. Se o arquivo não for contíguo (ou, fragmentado), a cabeça de reprodução pode ter que reposicionar várias vezes antes de recuperar todo o arquivo. Como você pode imaginar, isso leva mais tempo. À medida que mais e mais arquivos são gravados dessa maneira, o tempo de acesso cresce mais devagar e mais lento. A única cura para esta condição é reorganizar os arquivos para que eles sejam contíguos.
O Windows tem um subprograma ou sub-rotina para isso. É chamado de Desfragmentador de disco logicamente suficiente. Ele está localizado na lista de Programas em Acessórios na pasta Ferramentas do Sistema. O funcionamento periódico desta rotina fará maravilhas para acelerar o funcionamento do seu computador.
